Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

Buscar   OK
Brasil
Publicada em 24/09/17 as 23:02h
ESGOTO: Um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto, diz ANA
Relatório da Agência Nacional de Águas mostra que 27% da população brasileira não tem acesso a tratamento e coleta de esgoto, e tampouco fossa séptica.

Por Monique Oliveira, G1


Um em cada 4 brasileiros (27%) mora em residências desprovidas de coleta e tratamento de esgoto, e que tampouco possuem fossa séptica, informa um novo relatório relatório da Agência Nacional de Águas, divulgado neste domingo (24) . Dentre aqueles que têm o esgoto coletado, 18% não tem serviço de tratamento.

Além disso, apenas 14% das cidades brasileiras retiram pelo menos 60% de matéria orgânica da água, o mínimo exigido por resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Os atlas de esgotos e despoluição de bacias hidrográficas da ANA analisa 5570 municípios brasileiros quanto ao esgotamento sanitário e a disponibilidade de recursos hídricos. Não foram consideradas áreas rurais.

O relatório aponta que, de toda a carga orgânica poluidora (material que inclui fezes e urina) gerada diariamente no país diariamente (9,1 mil toneladas), apenas 39% é removida com a infraestrutura de tratamento de esgotos existente nas sedes dos municípios brasileiros.

Resultado: cerca de 5,5 mil toneladas de carga orgânica por dia chegam aos recursos hídricos. O índice de carga orgânica é calculado por meio da 'Demanda Bioquímica de Oxigênio', a quantidade de oxigênio necessária para dissolver a matéria orgânica existente na água.

"Trata-se de um número alto e significativo ", diz Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA (Agência Nacional de Águas).







Galeria de Fotos

www.noticiasdosmunicipios.com.br
Copyright (c) 2018 - NOTÍCIAS DOS MUNICÍPIOS - Todos os direitos reservados